Rede Social - Mettric

Redes Sociais

Redes Sociais

Desde 2005, aproximadamente, as organizações sociais, os negócios, as políticas e as economias foram surpreendidos por uma transformação no modo como as pessoas passaram a interagir com as instituições, forçando, em contrapartida, mudanças na forma como essas fazem negócios.

Os novos “consumidores sociais” passaram a usar a web e uns aos outros para obter informações para as suas aquisições e para aprofundar o conhecimento sobre os seus interesses comuns, trabalho ou lazer. Pessoas com ideias e interesses semelhantes aproximaram-se umas das outras, criando um elo. Redes sociais – comunidades baseadas na web, blogs, mensagens de texto, participação em fóruns, comentários sobre sites sociais, vídeos, wikis – tornaram-se uma fonte primária para as conversas entre os consumidores, fazendo parte da forma como comunicam seu pensamento.

O “CRM Social” ainda tem o mesmo objetivo de apoiar vendas, marketing e o atendimento ao cliente. Mas pode utilizar, agora, dados disponíveis na web para complementar as informações qualitativas e transacionais que eram a base do CRM tradicional. Isso possibilita a aquisição de conhecimento muito mais rico sobre um cliente ou oportunidade de negócio. Esta capacidade adicional não apenas fornece os meios para uma percepção mais profunda do cliente, mas também permite que ele participe da vida da empresa. Em lugar de “empurrar” mensagens para os consumidores, as marcas agora conversam e colaboram com eles para resolver problemas de negócios, capacitá-los a moldar suas próprias experiências e construir relacionamentos.

Se o CRM tradicional já utilizava, com propriedade, recursos como bancos de dados, dashboards, modelagem estatística, business intelligence, salesforce automation, call centers e ferramentas de campaign management, agora, na Marketdata, tudo isso pode ser complementado por blogs, podcasts, wikis, comunidades, conteúdos gerados pelos usuários, ratings, rankings, comentários, vídeos e análises de comportamento na web.